terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Casais em crise



Relacionamentos são grandes estressores. Todo relacionamento interpessoal é carregado de muita expectativa e frustração, mas o relacionamento de casal, desde a paquera até o casamento, é especialmente associado à transtornos psicológicos como depressão e ansiedade.Normalmente os conflitos são cronicos e envolvem comportamentos repetitivos e agressivos.

As causas mais comuns para os desentendimentos dos casais são:

- Comportamentos inadequados por parte de um dos parceiros, como por exemplo abuso de drogas ou álcool, comportamento violento, etc.

- Traição por uma das partes.

- Dificuldade em expressar descontentamento, o que acaba sendo feito de forma a iniciar uma discussão, ao invés de resolver um problema.

- Situações que foge ao controle das partes como, perda financeira, morte na família, etc.

- Mudanças positivas mas que não estão sendo bem elaboradas como por exemplo, mudança para uma nova casa, promoção ou aumento salarial de uma das partes, etc.

- Crescimento pessoal de uma das partes não acompanhada pela outra, como por exemplo a conclusão de um curso, a inserção em um novo grupo social, e etc.


Traição

A traição é a situação de crise no casal que mais provoca dor e decepção. Não há uma só pessoa que possa dizer estar preparada para uma noticia referente à traição. Por mais que desconfie, por mais que o marido (ou esposa, namorada, etc) tenha dado sinais, ninguém segura com tranquilidade a informação de estar sendo traído. O ser humano simplesmente não foi feito para dividir afeto romântico. Nós dividimos o afeto do amigos, do filho, até de parceiros apenas sexuais algumas pessoas conseguem dividir com tranqüilidade, mas o amor que une duas pessoas com a finalidade de formar uma família e manter uma vida de união não faz parte do tipo de afeto que dividiremos.

A melhor forma de reagir é: respire, pense e só depois fale alguma coisa. O problema será piorado caso a parte traída seja impulsiva e der vazão a toda sua raiva. Em primeiro lugar entenda o que está acontecendo - isso não significa que você o desculpará, mas entender o porque da traição ajudará a se situar melhor. A culpa da traição é apenas de quem traiu. Já ouvi muito as duas partes e é comum o traidor considerar seu ato responsabilidade da outra parte. Talvez ele considere que se sua esposa (ou marido) "esfriou", trabalha demais ou seja lá qual tenha sido a situação que fragilizou o relacionamento do casal, ele tenha o direito de manter outro relacionamento. Não, não tem o direito. O incrível é que muitas vezes a parte traída se sente culpada, chega a passar horas, dias e semanas pensando no que errou. Mesmo que tenha errado, ninguém é perfeito, mas é muito injusto culpar a vítima. Cada um é dono de seus atos. As duas partes podem, e devem, avaliar o quanto desejam retomar este relacionamento ou se esta crise significa o fim da relação. Não há respostas prontas, qualquer decisão é uma boa decisão - o pior é não fazer nada e sofrer continuamente com o remoer do ocorrido. A parte traída tenderá a ter sentimentos confusos, pois não quer perder a pessoa que pensava ter ao seu lado. A parte que traiu tende a considerar que "nunca mais trairá novamente", mas muitas vezes esta é uma promessa feita sem muita consistência, pois se houve a traição o gatilho deste ato deve ser eliminado ou ele retornará ao comportamento que muitas vezes ele mesmo condena. O psicólogo é mais do que bem vindo para ser intermediador de uma nova comunicação necessária a este casal.

10 comentários:

  1. Cuidar-se com Mae Mae significa renovar-se, reviver, e acima de tudo compreender que em tudo há uma causa.
    Estou obtendo resultados e aprendendo muito sobre mim mesma.
    Mae Maria, seu trabalho tem sido uma benção na minha vida e lhe agradeço a dedicação e o carinho!
    Receba toda minha gratidão!
    Se eu tivesse conhecido a senhora antes, tudo teria sido diferente...mas, eu a conheci e hoje estou renascendo!
    Obrigada!!! Ótimos resultados!! Incríveis resultados!

    ResponderExcluir
  2. Nana
    você tem algum email que eu possa falar com você ?
    As vezes a mãe maria nao me responde e seria legal falar com alguém que está entendendo um pouco do assunto.

    um beijo da Juliana

    ResponderExcluir
  3. JUliana,
    Qual é o email que eu nao te respondo? nunca aconteceu isso, o maximo que acontece é voces acharem que eu posso ficar na internet 24 horas por dia, eu nunca , nunca , nunca, nunca, deixei de responder NINGUEM, acontece que nao posso ficar 24 horas conectada, mas eu nunca deixei ninguem ser resposta por mais de 24 horas !! pense mais no que voce esta postando. A nana é uma prova disso que eu nunca deixei ninguem sem respostas.

    ResponderExcluir
  4. Quero dizer a todos que NUNCA deixei de receber nenhuma resposta de Mae Maria e eu nao sou a única. Eu cheguei até ela, jutamente porque outra pessoa deu seu depoimento sobre a seriedade com a qual ela trabalha!
    Confiança já e metade do caminho!
    Eu só tenho a agradecer essa jóia que se denomina Mae Maria!
    Esse sorriso arrebatador que encanta nossas almas e transforma nossas dores em alegria!
    Sua benção, Mae Maria!
    Parabéns pelos ensinamentos terapeuticos que a senhora publica neste blog. Sempre leio e releio suas explicações e me sinto revigorada a cada dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mesmo acontece comigo, estou a menos de uma semana me cuidando com a mãe maria, e sempre me responde os e-mails, esclarece dúvidas, até mesmo banais que me surgem e aceita sugestões para postar no blog, sobre algum assunto. estou confiante, depois de tentar vários lugares. Tenho ficado mais tranquila, coisa que nunca aconteceu, tenho conseguido ter mais paciência, isso deve-se certamente a confiança e sabedoria que a mãe maria nos passa. Obrigada Mãe que Deus lhe abençõe..em breve darei meu depoimento....terá que criar este espaço no blog viu?! rsrs bjão Dany

      Excluir
  5. Lindas palavras de "Nana flor"...só quem conhece a Mãe sabe como ela é, uma pessoa maravilhosa, carinhosa, atenciosa e além de tudo me aguenta pq mando muitos e-mail a ela e sempre com sua paciencia me responde cada um. O meu muito obrigada Mãe.

    ResponderExcluir
  6. Dany, depois digo isto a minha filha para criar esse espaço, muito obrigada pelo seu carinho, nana querida obrigada por tudo, agradeço de coração !!!!!

    beijo em todas.

    ResponderExcluir
  7. estou com mãe maria há alguns dias. ela sempre responde meus emails, eu me encontro triste, ansiosa, nervosa, sem paciência, mas ela tenta sempre me acalmar. começamos o trabalho nesta segunda dia 17.12. espero voltar aqui em breve contando a vitória para todos vcs. foi muito bom encontrar mãe maria.

    ResponderExcluir
  8. A mãe Maria sempre responde meus e-mails também,, apesar de mandar milhares de emails todos os dias em todos os horários e fazer todas as perguntas,, dúvidas e inseguranças que me surgem.
    Realmente ela tem uma paciência de invejar,, porque se fosse eu no lugar dela,, já teria bloqueado meu e-mail. Rs!
    Tou confiante que vai dar tuuuuudo certo!
    Tomara que meus resultados venham loogo =))

    ResponderExcluir
  9. Esse atendimento faz parte do meu trabalho, e tambem é uma maneira de retribuir o carinho e a confiança que todos voces estao colocando em mim, alguns dias gostaria de falar bem mais, mas pelo menos consigo dar conta de todo mundo, e ler isso tudo é mais gratificante ainda, voces nao imaginam ! queria saber os nomes das menians que estao escrevendo, fiquei curiosa, depois mandem no email . Beijos,

    ResponderExcluir